04 maio 2012

Anos 80 em alta


A volta do "glam rock" dos anos 80


Bom, hoje vim falar sobre as coleções de inverno de 2012, que estão com a proposta dos anos 80 continuarem nas passarelas e nas ruas. Pois quem não se lembra dos shortinhos e saias de cintura alta do verão? Então, como todos já sabem, os anos 80 voltaram com tudo, porém, agora com um toque de inverno, e para que ninguém fique perdido na hora de de escolher o figurino, opitando pelas diversas tendências que os anos 80 oferecem, irei ajudar vocês a entender melhor essa moda.


Primeiramente, vamos entender um pouco sobre a moda daquela época, em seguida iremos compreender as peças que estão de volta, mas com algumas modificações e uma pegada mais moderna. Pois, também não podemos voltar ao tempo completamente, né?! O legal é fazer essa mistura de décadas dando um toque super descolado, ousado e porquê não dizer, moderno no look...


Anos 80 - A década do exagero!

Década que será eternamente lembrada pelo exagero e ostentação. Todavia, a moda não poderia ficar para trás, e nada simplória, se apressou para responder os desejos nos looks. As roupas de marcas reconhecidas tinham seus logos estampados no maior tamanho possível, os shoppings tonaram-se paraísos dos consumistas, nas televisões os seriados mostravam mulheres glamourosas, voltaram à tona o glamuor da noite e o charme do excesso e do brilho (deixando para trás o estilo hippie dos anos 70) e nem preciso dizer que o jeans estava presente (estando até hoje nas passarelas) e ele alcançou o seu ápice, ganhando status no mundo da moda. 


A juventude trouxe de volta o que já era considerado “velho”: roupas sob medida e vestidos de baile. Os anos 80 seguem o charme e a sofisticação dos anos 60, porém com um certo exagero.


Essa década inspirou-se basicamente na onda da geração saúde e da febre da ginástica aeróbica. Contrariando a moda dos anos 60 e 70, onde em um vestuário da moda prevalecia roupas largas, artesanais e de inspiração indiana, nos anos 80 o uso de roupas de ginástica (lycra, sapatilha, polaina) no cotidiano, combinadas a roupas excêntricas e exageradas, com cores cítricas, estampas de animais e sobretudo muito alegrese de bolinhas, foi sem dúvida o grande marco na moda da época.


Para a época, ser bem vestido era apenas um detalhe se não houvesse um belo corpo. A febre da malhação e ginástica, veio acompanhada das inúmeras academias que se estendiam cada vez mais pelos centros urbanos. Entre os jovens, era comum irem a academias para aulas de dança com música ritmadas, vestidos com collants e polainas, o objetivo do homem era ter um corpo bonito e saudável, aliado a moda e o sucesso.


A moda das academias fez com que o tênis, o moletom e a lycra, não fossem mais peças exclusivamente esportivas. Sendo popularizadas para ocasiões cotidianas, ganhando tons modernos e urbanos. O tênis ganhou milhares de "looks" alternativos, nas mais variadas formas e cores. Sendo assim, o calçado que se tornou febre da moda era o All-star, pelo seu estilo simples e confortável, mas com as mais variadas cores e estampas, considerado um tênis inovador, foi (e ainda é) um dos calçados mais famosos e usados pelos jovens.



Bom, agora que já sabemos tudo sobre a moda da época, rs. Vamos ao que interessa? 

Irei tirar algumas dúvidas frequentes, falar sobre as peças e dar dicas. Confira:


Toda a moda anos 80 está de volta? Caso não, o que voltou?

Não, nem tudo está de volta. algumas tendências estão de volta, porém com um ar mais atual.


Por exemplo, a jaqueta de couro e franjas (Figura abaixo) usada no figurino da personagem Sloane Peterson, interpretada pela atriz Mia Sara no filme Curtindo a Vida Adoidado (1986). A peça ganhou releitura atual e pode ser vista no clipe Born To Die da cantora Lana Del Rey.

Não só a jaqueta, mas a bermuda de cintura alta, a saia skater e as botas Pixie também estão de volta com tudo.




Vamos conhecer um pouco mais sobre cada peça:

Cintura alta 

Continuará como tendência em saias, calças, shorts e hot pants. Este tipo de peça pede complementos para equilibrar o volume. Blazer de verão de mangas ¾, por exemplo, que está super em alta, é uma ótima alternativa para dar um up na dupla bermuda e regata sequinha. 

A cintura alta e super alta, vêm com energia fashion, mas evidenciam barriguinha saliente (lingerie modeladora é a solução instantânea). E se o modelo afunila na barra aumenta visualmente o quadril.

As calças de cintura baixa evidenciam gordurinhas e deixam as pernas curtas, o ideal é a cintura no lugar. Além de dar um charme no look, está super em alta.


Fotos: à esquerda e à direita da marca internacional Balenciaga, no meio da marca internacional Balmain, coleções Spring 2012.

Saia skater 

É uma peça chave direto dos anos 80. Combinada de acordo com o estilo, elas podem ser utilizadas no inverno com bota, sapatilha, salto alto. Leve em consideração a ocasião e a sua faixa etária. Tome cuidado com o comprimento da saia skater, se for muito curta, pode não dar um ar tão elegante ao seu visual.


Botas Pixie 

De cano baixo e couro, essas botinhas estão em alta e não é de hoje. Tome cuidado: elas encurtam as pernas. Para amenizar este efeito, escolha uma meia-calça ou calça do mesmo tom.



Acessórios

Dos acessórios pode usar e abusar. Uma tendência que está de volta são os óculos redondos de tamanho máxi e também o uso de bonés e boina. 


Hot pants

É aquele short curto, está bem, curtíssimo mesmo, que desembarcou no Brasil no verão de 2011. A verdade é que ele se assemelha aos maiôs antigos que eram como shorts mesmo. Essas hot pants também estão sendo muito usadas junto de outra tendência, que é a das saias com transparência, isso você poderá ver logo em seguida no desfile de Alexandre Herchcovitch.



Agora vamos conferir tudo o que já falamos nas passarelas?


Então, curta um pouca dessa moda nos desfiles de inverno / 2012:

Desfile de Alexandre Herchcovitch para a temporada de inverno de 2012 do Fashion Rio. O estilista trouxe à passarela do Píer Mauá, no Rio de Janeiro, uma coleção jovem e fresh (apesar de ser coleção de inverno) dos artistas dos anos 80 de Nova York para homens e mulheres.




O jeans continua super em alta, com certeza, basta saber escolher o certo, que valorize o seu corpo.




A moda anos 1980 em 2000, peças de outras coleções que você já deve ter visto por aí:



Bom, pessoal, é isso, o post acabou ficando um pouco grande, mas o importante é que deu para explicar tudo. E caso tenham dúvidas ou queiram dar a opinião de vocês sobre essa moda é só digitar aí embaixo na caixa de comentários.

Beijos e até a próxima.

By: Jacky Tompson. 

2 comentários:

  1. Oi Jaqueline! Adorei o post! Sou uma apaixonada por óculos e esses maxi round glasses são incríveis! Gostei dos da 1ª e da 4ª foto!

    Parabéns pelo seu blog, é lindo e cheio de informações legais! Adorei!
    Estou seguindo vc ;*

    http://boldbravefree.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no Blog "Estilosa e Feminina".
Beijinhos e volte sempre!

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo