03 novembro 2012

Como conciliar trabalho e estudo

Oi pessoal, tudo bem?
Bom, quem acompanha meu blog já deve saber o porquê da minha ausência, mas eu juro que estou fazendo o máximo para atualizar o blog e trazer novidades para vocês.

Bem, o tema dessa postagem tem tudo a ver com o momento que estou passando e acredito que muitos de vocês também. Mesmo para quem não trabalha, se preparar para ser aprovado em uma prova tão esperada ou até mesmo se sair bem na escola ou na faculdade, é algo que atormenta muitas pessoas.

Fim de ano chegando e a correria para ser aprovado em um bom concurso público, em uma boa faculdade, em um bom pós-médio, enfim, "ser aprovado", seja no que for já é uma grande dificuldade, não é mesmo? Agora, imaginem só para quem trabalha e tem outros afazeres durante o dia, como cursos, trabalhos extras, cuidar da casa e cuidar de si mesmo, o que não podemos esquecer, né?


Então, pensando em tudo isso eu resolvi fazer essa postagem para ajudar vocês e me ajudar também. Espero que gostem. ;)



Vamos lá, vou dar algumas dicas que acho importantes. São elas:

1- Primeiramente, você deve acreditar que não é impossível trabalhar e estudar ao mesmo tempo, basta ter dedicação e ir até o final.

2 - Faça escolha que não irá te desgastar muito, como por exemplo, trabalhar em um período que não seja muito longo e em um lugar próximo de casa ou que pelo menos seja de fácil acesso. E opte por um tipo de estudo, sendo um pós-médio, uma faculdade ou uma curso preparatório, por exemplo.

3- Você deve ter a certeza de estar fazendo a coisa certa. Como? Bem, você deve avaliar o que é melhor para você, para que não haja um desgaste muito grande e você não consiga se sair bem em nada. E se optar por fazer uma faculdade ou invés de se preparar para um concurso público esteja certo do que está fazendo e se dedique aos estudos.

4- Não deixar de cumprir seus compromissos nos estudos ou no trabalho. Caso você ache que está sobrecarregado o melhor a fazer é avaliar e escolher entre o que o seja o mais importante no momento. Essa dica vale para pessoas que por exemplo estão trabalhando, fazendo faculdade e estudando para um concurso público. Nesse caso, se você achar que está se tornando uma rotina insuportável e nos finais de semana não ter nenhum tempo para o lazer, realmente você terá que optar pela faculdade ou pelo concurso público. A dica é: Se você já estiver no final da faculdade, termine-a e depois se prepare para um concurso.

5- Prestar o máximo de atenção nas aulas, elas devem ser encaradas como uma oportunidade diária de estudo.

6-  Reserve pelo menos um dia na semana para descansar e fazer o que gosta.

7- Durma bem, entre 6 e 8 horas por dia.

8- Se o tempo de estudo for de três a quatro horas por dia, o ideal é fazer uma pausa a cada 50 minutos por 10 minutos.

9- Revezar os estudos entre as matérias e as provas antigas, para ver como está o seu desempenho.

10- Se alimente corretamente, com alimentos saudáveis e nos horários certos.

Bem pessoal, eu sei que o tempo parece ficar cada vez mais curto para tanta coisa que devemos fazer no dia-a-dia e que devemos abrir mão da maioria dos lazeres e prazeres costumeiros. Essa é a parte chata, mas é necessário.

Mas a dica é NÃO DESISTIR e NÃO SE DESESPERAR.

Exemplo de força de vontade: Atriz Bianca Salgueiro, que enquanto trabalhava também estudava  e com apenas 18 anos conseguiu ser aprovada em quatro grandes Universidades do Rio de Janeiro: UFRJ, UERJ, UFF E PUC-RIO.

Caso haja alguma dúvida que não citei aqui, ou você queira compartilhar o seu caso e até mesmo pedir minha opinião, deixe aqui embaixo nos comentários.

Beijinhos e espero ter ajudado!

2 comentários:

  1. eu acho que trabalhar e estudar só é um empecilho quando vc não quer fazer nem um nem outro..
    pq dá sim para trabalhar estudar...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no Blog "Estilosa e Feminina".
Beijinhos e volte sempre!

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo