24 maio 2013

Fica a dica: Parque Lage

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje, trago para vocês uma postagem diferente, da Tag/Categoria: "Fica a dica", onde deixarei para vocês dicas de pontos turísticos, cidades turísticas, patrimônios históricos e outros lugares que acho interessante compartilhar com vocês.

Obs.: Tentarei fazer o "Fica a dica" não só aqui no Rio de janeiro como também em outras cidades brasileiras e quem sabe até mesmo com lugares do exterior.

Bem, vamos ao que interessa:

O lugar que escolhi para o "Fica a dica" de hoje, é aqui no Rio de Janeiro, cidade onde moro. Na verdade, essa foi uma dica de uma amiga que trabalha comigo. Eu também nunca visitei este local. Então, será uma dica para mim e para vocês que ainda não conhecem.

O nome dele é: "Parque Henrique Lage", mais conhecido como "Parque Lage":




É um parque público da cidade do Rio de Janeiro, localizado aos pés do morro do Corcovado, à rua Jardim Botânico. Possui uma área com mais de 52 hectares e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 14 de junho de 1957, como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro.


Explorando o local:

O Parque Lage possui não só seu requinte natural, ao oferecer a seus visitantes a sua bela floresta, palmeiras imperiais, jardins construídos nos moldes europeus, chafariz e bancos para um bom momento de descanso, como também o requinte e a classe de seu conjunto arquitetônico.



O Parque possui, ainda, um aquário em argamassa, o qual imita pedras e troncos de árvores; pontes, bancos, quiosques e uma gruta compõem a beleza artística da obra do parque. Há caminhos de saibro que levam os visitantes a determinados locais com vegetação abundante e a um lago, este último conhecido como “Lago dos patos”.



O Parque também é um bom local para as crianças e para os praticantes de trilhas. Para os primeiros, há espaços com brinquedos como balanços, gangorras e escorregas e, para os desportistas, há uma trilha que leva ao Corcovado.



 


E que tal fazer um piquenique? É uma ótima ideia, não é verdade? O Parque oferece amplos locais com cenários lindos para um delicioso piquenique.



Recuperação:


O Parque Lage foi recuperado em 2002 pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através da Fundação Parques e Jardins. Toneladas de lixo foram retiradas, o chafariz passou por reforma e os caminhos e trilhas foram devidamente recuperados. De acordo com o pedido da associação de moradores do local, uma calçada externa foi construída, bem como um estacionamento para aqueles que se dispõem a visitar o parque. Há, no Parque Lage, uma estátua de um pintor retratando o momento em que Tom Jobim, juntamente com seu filho João Francisco, plantam uma árvore. Esse tipo de homenagem ao compositor e poeta brasileiro, feito em 1984, serve para mostrar a necessidade de melhorias contínuas para que a beleza do parque não se perca.



    






Telefone: (21) 3257-1840
Endereço: R. Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro, 22461-000



Espero que vocês tenham gostado!

E me contem se vocês já conhecem o local, se pretendem visitar e caso visitem me contem como foi essa experiência. 
Pode deixar, que assim que eu tiver a oportunidade de conhecer o Parque Lage irei postar tudinho aqui no blog para vocês.

Bejinhos e até a próxima.

Fonte: Wikipédia.

14 comentários:

  1. Uauuu, parece ser muito bonito mesmo. Gostava de visitar, mas não sou do Brasil. :/
    Evilyn Vondrack, from Vanity Street and Vondrack Vanity Store

    ResponderExcluir
  2. Mas que lindo, amei.

    beijinhos

    http://maquilhagemesmalte.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. woow, amazing place!!!
    love so much!
    xoxo
    www.donkeycool.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu tive o prazer de conhece o Parque Lage que fica pertinho do Jardim Botãnico. Que lugar lindo pra visitar no Rio.
    Big Beijos
    Lulu
    http://www.luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Legaaal!
    Tenho um filho pequeno que adora parques, ele vai adorar isso.
    Adorei a dica!
    Bjs!

    http://maximusunhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no Blog "Estilosa e Feminina".
Beijinhos e volte sempre!

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo