17 setembro 2014

Guia de pincéis básicos para o rosto

Olá leitores e leitoras! 

Hoje venho trazer um guia de pincéis de maquiagem para o rosto. Ou seja, irei falar sobre os pincéis básicos que são necessários para a preparação da pele, antes de começar a maquiar os olhos, boca e etc.

Irei dar mais de uma opção para cada função dos pincéis e deixarei a minha opinião sobre eles. Cabe a vocês testarem, analisarem e decidirem o que for o melhor para vocês. Cada pessoa tem um tipo de pele e rosto. Então, isso é uma escolha pessoal.

Vocês irão reparar que alguns pincéis se repetem, ou seja, eles podem ter mais de uma função. E outros repetem o formato, poderem o tamanho muda.

Vamos começar? :-D


Pincéis para base:

1. Pincel tradicional para base (Língua de gato)
2. Língua de gato reto
3. Duo Fiber
4. Kabuki
5. Esponjas
6. Mãos

Falando sobre alguns deles...

1. Vamos começar com o pincel para base tradicional, o famoso língua de gato. Na minha opinião, ele não é o favorito para essa função, pois o processo de passar a base em todo o rosto, visando deixar a pele com uma camada bem uniforme, fica muito demorado com esse tipo de pincel. Apesar deles não serem tão bons, eles aparecem em vários kits famosos de pincéis. Mas se você, assim como eu, não é tão fã desse tipo de pincel para passar base, continue lendo o post, pois logo abaixo irei dar uma dica para você utilizá-lo de outra forma.

2. Língua de gato reto: Uma variação do língua de gato com o topo reto. Não tem muita diferença, o efeito é o mesmo. Porém, esse não atinge locais mais escondidos como o tradicional.

3 - Pincel Duo Fiber: Caracterizado por ter cerdas brancas e naturais nas pontas e cerdas escuras e de maior volume abaixo. Esse pincel, como vocês vão ver no decorrer do post, tem outras funções. E para todas elas ele deixa um acabamento bem natural e leve. Então, se você gosta de passar a base e deixar um acabamento bem levinho, esse pincel é o indicado.

4 - Pincel de base Kabuki: Caracterizado por ter o topo reto, esse tipo de pincel costuma facilitar muito o processo de passar base, principalmente quando estamos com pressa. Com aplicação rápida e acabamento impecável, não tem como não amá-lo, rs.

Pincéis para pó:

1. Pincel de pó tradiconal
2. Pincel de pó com ponta fina
3. Duo Fiber
4. Kabuki
5. Esponjas
6. Kabuki

1. O pincel tradicional de pó, é aquele bem grande e fofinho. Acho que pra esse não tem erro, eu gosto bastante desse tipo de pincel para aplicar o pó, gosto dos que são bem grandes, pois facilitam a aplicação. Quanto mais fofo for o pincel, mais leve será o seu acabamento e quanto mais denso for, mais pesado será o seu acabamento.

2. O pincel para pó mais pontudinho não se diferencia muito do tradicional. Porém, ele ajuda a ter mais precisão nas áreas mais fundas do rosto.

3. Duo Fiber: Ideal para um acabamento mais natural. Esse pincel aplica menos produto e deixa um efeito lindo.

4. e 6. Kabukis: Esse tipo de pincel pode funcionar muito bem na aplicação de base. Porém, tome muito cuidado quando for aplicar pó com ele, eles aplicam muito produto e deixam um acabamento pesado. Não é recomendado para utilizar no dia a dia. Caso precise de uma make com cobertura pesada, por exemplo, para fotografias, ele é ideal.

5. Esponjas: Mais uma vez, deve-se tomar bastante cuidado. As esponjas costumam aplicar muito produto e deixar um acabamento artificial.

Pincéis para corretivo:


1. Língua de gato pequeno
2. Língua de gato médio
3. Língua de gato grande (para base)
4. Kabuki de precisão
5. Esfumador de sombra
6. Esponjas
7. Dedos



1. Pincel de corretivo tradicional: Possui o mesmo formato do pincel para base tradicional. Porém, em um tamanho bem menor. Muitas pessoas não gostam de aplicar corretivo com ele, por ser muito pequeno, mas para aplicar corretivo em áreas menores do rosto, ele é ideal. Uma opção para quem não gosta de aplicar corretivo com esse pincel, é utilizar o pincel tradicional para base, pois ele tem o mesmo formato e é maior, o que vai agilizar o seu processo.

1. 2. 3. Línguas de gato: Como vocês podem ver, esse tipo de pincel tem variações de tamanho e está entre os que possuem mais de uma função. O pequeno é o clássico, que costuma vir nos kits tradicionais para pincéis. Porém, como já falei, muitas pessoas preferem o médio ou o grande, para uma aplicação mais rápida, por exemplo nas olheiras. O pequeno não deixa de ter suas vantagens, ele é ótimo para uma aplicação com precisão, em locais menores, como por exemplo manchas de acne. O ideal na aplicação de corretivo com esse tipo de pincel, é em batidinhas, para não deixar marcado.

4. Precision Kabuki: Olha o kabuki aí novamente. Dessa vez, em uma versão menor. O nome já diz tudo, esse pincel, por ser menor e com cerdas mais rígidas, possui uma precisão incrível, cobertura mais pesada, sem deixar marcas, pelo contrário, ele ajuda a esfumar bem o corretivo.

5. Esfumador de sombra: Eu confesso que nunca utilizei pincel de esfumar para aplicar sombras, mas já ouvi falar muito bem deles nessa função. Então, irei testar. Eles possuem cerdas macias e fofinhas, o que com certeza, deve deixar um efeito mais natural.

6. Esponjas: Assim como na aplicação de base e pó, elas também funcionam muito bem na aplicação de corretivos. Mas lembre-se de aplicar com batidinhas, sem esfregar, pois elas podem deixar o local marcado.

7. Dedos: Utilize os dedos anelares, que são mais leves e não irão irritar a região. Sempre em batidinhas, controlando a pressão nos dedos, para um acabamento mais leve ou pesado.

Pincéis para blush:

1. Pincel de blush tradicional
2. Pincel de blush chanfrado
3. e 4. Duo Fiber
5. e 6. Kabukis

1. Pincel de blush tradicional: O pincel que costuma vir nos kit de maquiagem para aplicação de blush. Não tenho o que reclamar sobre ele, ele tem precisão, mas ao mesmo tempo não deixa um efeito pesado.

2. Pincel de blush chanfrado: É uma ótima opção, é o que eu uso. Mas, algumas pessoas preferem utilizá-lo para fazer contorno, por ter um corte na diagonal e deixar a marcação mais precisa do que o tradicional.

3. e 4. Duo Fiber: Mais uma vez eu digo que os pincéis Duo Fiber deixam um acabamento bem leve. Então, se você quer um efeito natural, para utilizar no dia a dia, eles são ideais. A única diferença entre as duas opções é que o 3 possui o topo reto e o 4 arredondado. O acabamento será o mesmo, mas talvez o 3, por por ter o topo reto, deixará um acabamento mais esfumado.

5. e 6. Kabukis:
Assim como em outras funções, o Kabuki sempre é uma opção perigosa, pois ele aplica muito produto. Uma opção legal, é aplicar o produto com outro pincel e usar o Kabuki apenas para esfumar e dar o acabamento final.

Pincéis para contorno:

1. Pincel de blush chanfrado
2. Pincel de contorno pequeno
3. Pincel pontudo
4. e 5. Kabukis
6. Precision Kabuki pequeno
7. e 8. Pincéis de esfumar sombra

1. Pincel de blush chanfrado: É uma opção muito boa para contorno, mas devemos tomar cuidado com ele, para não ficar com uma concentração excessiva de produto e uma marcação muito grossa, pois por ser um pincel de blush, ele é um pouquinho grande para essa função.

2. Pincel de contorno pequeno: É um pincel que dá bastante precisão, principalmente para contornar abaixo da bochecha. Após a aplicação do contorno com esse pincel, o ideal é usar um outro pincel, por exemplo o kabuki, para esfumar todo o contorno.

3. Pincel pontudo: Possui o mesmo formato do pincel para iluminar pontudo, porém o de contorno é maior. Esse é muito bom, pois você pode marcar o local do contorno com a ponta e depois esfumar o local, apertando aos poucos o pincel sobre o rosto.

4. e 5. Kabukis: Sempre devemos tomar cuidado na aplicação de qualquer produto para preparação de pele com kabukis. Eles costumam aplicar muito produto e deixar um aspecto artificial e exagerado, se não for utilizado corretamente. O mais indicado entre os dois para essa função é o número 5.

6. Precision Kabuki pequeno: O nome desse pincel já diz tudo. Ele tem bastante precisão, o que é normal por ser um kabuki, então devemos tomar os mesmos cuidados para não exagerar. Por ele ser pequeno, é bastante utilizado para contornar áreas menores, como por exemplo o nariz.

7. e 8. Pincéis de esfumar sombra: Com esse tipo de pincel não tem erro. Eles são ótimos para quem não quer deixar um contorno muito pesado. Por ser pinceis esfumadores, eles aplicam menos produto, mas numa medida ideal para um contorno natural.

Pincéis para iluminar:

1. Pincel de contorno pequeno
2. Pincel pontudo pequeno
3. Duo Fiber
4. Duo Fiber arredondado
5. e 6. Pincéis de esfumar sombra

1. Pincel de contorno pequeno: É uma opção muito boa, pois aplicando o iluminador na medida certa, você pode esfumar com esse mesmo pincel.

2. Pincel pontudo pequeno: Também é uma opção muito boa, pois te dá precisão, por ter a ponta fina e suavidade, por poder esfumar com ele mesmo, pressionando mais o pincel sobre o rosto.

3. e 4. Duo Fiber reto / arredondado: Esses pincéis sempre aplicam menos produto, o que é bom para não exagerar, por outro lado, eles não vão te dar muita precisão nessa função. São recomendados para iluminadores em creme, pois aplicam pouco produto, deixando um efeito suave.

5. e 6. Pincéis de esfumar sombra: São ótimas opções para áreas menores do rosto, como por exemplo nariz e queixo. Apena tome cuidado para não esfumar demais.





Bem, espero que vocês tenham gostado. E como falei lá em cima, a escolha dos pinceis é algo muito pessoal. Pois, cada pessoa tem um tipo e formato de rosto. Então, o ideal é começar com um kit básico por exemplo e ir testando novos pincéis aos poucos, de acordo com sua necessidade.

Caso vocês queiram, depois eu posso fazer mais guias de pincéis, mostrando os dos olhos, lábios, sobrancelhas e outros pincéis que servem para incrementar o kit básico.

Beijinhos e até a próxima ;-*

30 comentários:

  1. Pinceis fazem toda a diferença na maquiagem né?
    Estou necessitada de um Duo Fiber para aplicação de base.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Para uma boa maquiagem é importante bons pinceis.

    Beijooos
    https://blogidfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Muito TOP o seu post e tem pincéis que não conhecia e adorei os de corretivo...e preciso de um urgente!!!
    Seu blog é LINDO ;)

    Beijos
    * Blog da Pâm #SobreDietas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Pam! Fico feliz que tenha gostado.
      Beijinhos.

      Excluir
  4. nossa ki sonho todos esses pincéis tenho o essencial para base, pó, corretivo e tals...
    Mais se pudesse teeria tdos esses.. adorei o post e o blog
    http://meninamuitovaidosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o tempo vc vai adquirindo mais Vitoria ;)
      Muito obrigada!
      Beijinhos.

      Excluir
  5. Quantos pincéis! Confesso que super me perco, mas vou salvar esse post, pois vai me ajudar e muito, e quem não for muito a par do assunto também

    Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ajudar Laysa ^.^
      Muito obrigada! =D
      Beijinhos.

      Excluir
  6. Adorei o post, eu nao tenho meu kit de pinceis ainda, mas ja estou providenciando !

    Beeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN
    INSTAGRAM: @luannaandrade_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te dar um conselho Luana. Comece com os um kit básico. Depois você vai conhecendo melhor e vendo os que são melhores para você.
      Beijinhos.

      Excluir
  7. Adoreeeei o post Jacky ♥ Eu adoro posts de make ♥
    Beeeeijos linda ♥ http://todadivosamakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho o numero 4 kabuki da sigma e ele realmente deixa perfeito o acabamento, super recomendo!
    Beijos
    guiadeesmaltes.com

    ResponderExcluir
  9. Oi minha linda amei o post
    Pois és aqui uma doida por pincéis rsrs
    é e bom quando sabemos pra que cada um serve e quais funções
    Beijos minha linda
    http://niviacoelhomakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs... Que bom que gostou!
      Com certeza, é muito importante saber a função de cada um deles.
      Beijinhos.

      Excluir
  10. Sou viciada em pincéis, juro hahaha

    Um beijo <3
    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs... Eles são muito importantes na make.
      Beijinhos.

      Excluir
  11. Estou precisando urgente de um de base (Duo) e um bem fofinho para esfumar.
    Adoroooooooooooooo pinceis..
    Beijitos Makeeando

    ResponderExcluir
  12. ficou um guia muito bom.
    Tudo bem explicado. Adorei
    Pincéis são necessários pra qualquer make. Eu particularmente não gosto de passar nada com a mão, fica mais no dedo do que no rosto.

    Beijos

    www.docloset.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Raissa!
      Kkkk... Realmente os dedos sujam bastante, mas também é uma boa escolha.
      Beijinhos.

      Excluir
  13. Adorei o guia Dani! Muito bem explicado e mostrou todos os pincéis usáveis que existem! :D
    Beijinhos!
    www.vaidosaefeminina.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada queria, mas meu nome é Jacky rsrs.
      Beijinhos volte sempre.

      Excluir
  14. Oi Jack, querida ♥
    Ah, daqui a uns 4 dias terei de voltar aqui e ler melhor a descrição de cada um deles hehe.
    Comprei um Kit com 10 pinceis que vão chegar logo. Cansei de ficar usando pincéis velhos e caindo aos pedaço, e nem faz bem né?!
    Resolvi comprar um Kit, ai depois tenho que avaliar o que cada um deles faz melhor, né?!
    Beijinhos ♥

    Pink CupCake | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em poder ajudá-la Cris ;)
      Beijinhos e volte sempre.

      Excluir

Obrigada por comentar no Blog "Estilosa e Feminina".
Beijinhos e volte sempre!

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo