06 junho 2020

O que é Empréstimo Consignado e quais são seus benefícios?

Oi leitores sensacionais, está tudo bem por aí?

Hoje vamos falar de um assunto financeiro, um tema diferenciado aqui no Blog, mas na minha vida é algo rotineiro, pois pra quem não sabe, sou administradora, atualmente, tenho minha própria empresa em sociedade com meu esposo e lido com assuntos financeiros diariamente.

Muitos de vocês já devem ter ouvido falar em Empréstimo Consignado, não é mesmo? Mas também, muitas pessoas ainda não sabem o que isso significa e hoje vim explicar um pouco para vocês.

O empréstimo ou crédito consignado é um empréstimo com pagamento indireto, cujas parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento ou benefício da pessoa física, ou seja, forma de pagamento da pessoa que pegou o crédito é feita através de uma parte do seu salário ou do seu benefício. Previsto pelo Banco Central, ele pode ser obtido através de instituições financeiras, bancos ou seguradoras.


Agora que vocês entenderam como funciona, vamos saber quais são seus benefícios:

O crédito consignado é vantajoso para o devedor, pois possui juros mais baixos do que o cheque especial, também diminui o trabalho de ir a instituição financeira ou fazer o serviço manualmente. Também é mais seguro para quem está emprestando, pois a cobrança é praticamente automática e a responsabilidade é da empresa empregadora, do sindicato ou do órgão do governo. Isso possibilita o empréstimo até mesmo para pessoas com "nome sujo", ou seja, com registro de inadimplência no SPC ou Serasa. Como a maioria das modalidades de empréstimo consignado são voltadas para pessoas que possuem relativa estabilidade financeira, as empresas que emprestam o dinheiro podem oferecer condições mais atrativas, pois terão a certeza de que serão pagas. Ou seja, é bom para quem pega o dinheiro emprestado e para quem empresta.

Principais benefícios:
  • Baixa taxa de juros comparada as taxas de outros créditos;
  • Parcelas com valores fixos;
  • Prazo longo para pagamento, com parcelamento em até 60 meses;
  • Sem consulta a órgãos protetores de crédito, como SPC e Serasa;
  • Não precisa ter fiador e avalista;
  • Parcelas com valores compatíveis ao seu orçamento mensal e sem juros exorbitantes.
Esses e muitos outros benefícios e explicações vocês também poderão conferir no link abaixo, bem como, a contratação desse tipo de empréstimo: 

Quem pode contratar um empréstimo consignado?

É necessário que a pessoa seja funcionária pública, pensionista ou trabalhadora de empresa privada e que possua parceria com a instituição financeira. Isso é preciso, porque a pessoa tem que autorizar o desconto do valor em folha de pagamento e a empresa faz esse repasse para a instituição.

Em momentos de crise, o empréstimo consignado pode ser uma ótima saída!

As parcelas são debitadas diretamente no seu contracheque. Após a contratação, o pagamento será realizado em um prazo médio de 2 a 5 dias úteis. Logo, você poderá usufruir do valor emprestado, investi-lo conscientementenão precisará se preocupar em encaixar a parcela no seu orçamento mensal, correndo o risco de ficar inadimplente e se envolver um "bola de neve". 

Outro ponto positivo é que ele possui um percentual máximo para contratação, não comprometendo assim, o orçamento desse funcionário. O Banco Central do Brasil estabelece que a parcela máxima descontada do trabalhador ou do beneficiário não pode ultrapassar 35% do seu salário ou benefício. Desses 30% pode ser feitos na modalidade empréstimo e 5% na modalidade cartão de crédito consignado.


Todavia, é essencial analisar com cuidado os termos do contrato e o impacto das parcelas no seu orçamento. Escolha uma opção confortável, para não comprometer suas despesas mensais fixas e não ficar “sufocado” com as prestações do Empréstimo Consignado. Então, coloque tudo no papel, todas as suas receitas e despesas, faça suas contas com atenção e tenha cautela ao contratar esse e qualquer tipo de empréstimo!

Bem pessoal, é isso, espero que tenham gostado do tema de hoje.
Se quiserem que eu faça mais matérias sobre assuntos financeiros, deixem nos comentários.

Beijinhos da Jacky e até a próxima!😘

9 comentários:

  1. Adorei saber mais sobre empréstimo consignado.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Sim Pathy, também nunca fiz, mas acho bacana compartilhar esse conteúdo, pois tem muita gente que não sabe como funciona.
      Beijinhos da Jacky e volte sempre.

      Excluir
  3. Achei legal seu aviso no final do post, pois é ótimo ter dinheiro em mãos, mas nem sempre a gente pensa em como ficará o pagamento depois. Então, é sempre bom pensar bem sobre o assunto. Mas, o que eu acho legal nesse tipo de empréstimo, é que ele sempre desconta direto do benefício ou do salário, então é difícil ficar devendo.
    Amei o post! Muito informativo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leslie,
      Fico feliz que tenha gostado!
      É verdade, muitas pessoas não se preparam realmente para fazer um empréstimo, então achei muito importante deixar esse aviso.
      Beijinhos da Jacky e volte sempre.

      Excluir
  4. Realmente pode dar uma salvada nessa situação que estamos vivendo porém é sempre bom se atentar a todos os detalhes!

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Tammy, foi justamente o que falei no Post!
      Beijinhos da Jacky e volte sempre.

      Excluir

Obrigada por comentar no Blog "Estilosa e Feminina".
Beijinhos e volte sempre!

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo