18 março 2021

Psiquiatria: Entenda essa área da medicina e saiba como buscar tratamento!

Olá leitores do Estilosa e Feminina!
Tudo bem com vocês?😃

Vamos falar de saúde?

A Policlínica Saúde Já, localizada no bairro Abolição, no Rio de Janeiro, possui diversas especialidades, como, Psiquiatria, Ginecologia, Cardiologia, Ortodontia, Implantodontia, Clínico Geral e etc.
Dentre essas especialidades, a Psiquiatria será o assunto de hoje!


Mas antes vamos esclarecer uma dúvida, que muitas pessoas têm: Qual é a diferença entre Psicólogo e Psiquiatra?

Tanto o psicólogo quanto o psiquiatra trabalham para promover o tratamento, a cura e a qualidade de vida dos pacientes. Entretanto, eles fazem isso de formas diferentes, com esforços combinados para que os resultados aconteçam de forma mais rápida e eficiente.

A principal diferença entre essas duas profissões é a formação acadêmica. O psicólogo precisa fazer o curso de Psicologia, que dura, em média, cinco anos. Já o psiquiatra se forma em Medicina, em cerca de seis anos e depois faz uma residência ou especialização em Psiquiatria, o que pode levar mais uns três anos.

Ambos os psiquiatras e psicólogos são tipicamente treinados para praticar a psicoterapia, conversando com seus pacientes sobre seus problemas. No entanto, os psicólogos são os profissionais que observam de perto o comportamento humano. Eles irão investigar padrões de sono, alimentares e buscar a compreensão de pensamentos negativos que podem estar causando ou contribuindo para o problema.

Já os psiquiatras, antes de afirmarem que determinado indivíduo está ou não com um quadro de depressão profunda, irão realizar alguns exames para certificar de que o paciente não esteja com alguma deficiência de vitaminas ou de hormônios. Podem ser utilizados, exames de imagens, testes neurológicos, psicológicos para auxiliar a avaliação do indivíduo, podendo ser solicitado exames laboratoriais e físicos. Após a realização do diagnóstico inicial, geralmente prescrevem remédios para tratamento e reabilitação dos mais variados transtornos mentais, como depressão, transtorno bipolar e esquizofrenia.


Agora que vocês já sabem a diferença entre esses dois tipos de profissionais, veja quais são os tipos de doenças e tratamentos que um Psiquiatra realiza:

Por ser uma especialidade da medicina, a psiquiatria se concentra em prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diversas formas de sofrimento mental. Essas condições geralmente apresentam manifestações psicológicas severas, motivos pelos quais o profissional pode recorrer ao uso de medicamentos, o que não é uma regra.

O papel do Psiquiatra é ouvir o paciente, auxiliar no tratamento de suas doenças psiquiátricas, os chamados transtornos mentais e de comportamento, atuando com a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação dos diferentes modos de manifestações das doenças mentais em geral. São exemplos destas: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade.


Sabendo dessas informações, fica muito mais fácil identificar qual é a especialidade médica que o paciente precisa procurar para determinadas doenças mentais. Por isso, se você, alguém de sua família, algum amigo ou qualquer pessoa que você conheça, esteja precisando de tratamentos Psiquiátricos, não hesite em agendar uma consulta ou indicar um profissional qualificado. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maiores são as chances de obter bons resultados e até mesmo a cura.

Agende agora suas consultas e exames pelo site da Policlínica Saúde Já, é rápido, seguro e sem filas!

Espero que tenham gostado!


Beijinhos da Jaque e até a próxima!😙

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar no Blog "Estilosa e Feminina".
Beijinhos e volte sempre!

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo