02 julho 2021

Tudo sobre quadros na decoração de ambientes

Olá leitores queridos! Tudo bem com vocês?😃

O assunto de hoje será sobre Quadros Decorativos!

Uma parede bem decorada com quadros e telas é capaz de transformar um ambiente!

Por isso, hoje venho dar algumas dicas de como utilizar os quadros na decoração dos ambientes.

Bem, eles são grandes aliados e podem ser um grande diferencial quando o assunto é decoração. Eu, particularmente, acho lindo utilizar quadros na decoração! Acho incrível o poder deles de transformar os ambientes e as paredes vazias e monótonas. De uns anos para cá surgiu a moda da "parede de quadrinhos" e claro que eu aderi e não abro mão.

Os quadros têm o poder de valorizar os ambientes e transmitir com estilo a personalidade de quem os frequenta. Existem muitas opções, para diferentes ambientes, do clássico ao moderno, das paisagens às formas geométricas e etc. Trazendo mais harmonia, beleza e aconchego para os cômodos, seja uma sala de jantar, um quarto, um banheiro, entre outros ambientes, que podem ser residenciais ou comerciais.

Como fazer uma boa composição de quadros?

A escolha do quadro diz muito sobre o estilo que escolhemos para nossa casa ou negócio, afinal, são objetos escolhidos de acordo com nosso gosto particular e que demostram a personalidade da pessoa que o escolheu, desde o tamanho até o estilo desejado. 

Portanto, assim como uma boa composição de quadros pode valorizar o ambiente, o contrário também pode causar um efeito negativo. E por isso, vou dar algumas dicas que devem ser consideradas ao escolher onde e como pendurá-los:

Para uma boa composição de quadros devemos primeiramente, estabelecer uma relação entre os quadros, a decoração e o ambiente. Em uma composição de quadros, a cor e a moldura devem estar harmoniosamente relacionadas entre si e também à decoração do ambientes. Também é muito importante que os membros da casa se identifiquem com as pinturas, seja pelo estilo ou pelos temas e podem ter vários elementos que te conectam com a casa, como frases de músicas ou livros, inspirações, pinturas abstratas, paisagens e etc.

Não há muitas regras com relação a distribuição. A regra básica para pendurar quadros é mantê-los no nível dos olhos do observador. Pendurar os quadros muito alto não é uma boa opção. Porém, ao trazer quadros para decoração, deve-se considerar o estilo decorativo do ambiente, a paleta de cores utilizadas, o tipo de moldura que melhor se encaixa no contexto do cômodo, entre outros pontos que buscam o equilíbrio dos elementos presentes. Assim, fica mais fácil compor algo diferenciado e que deixe o local ainda mais especial.

Para que uma decoração seja bonita e agradável aos olhos, é sempre preciso pensar na disposição dos objetos e no que cada aposento pede.



Segue abaixo algumas dicas para te ajudar na escolha dos quadros:

  1. Não escolha quadros com pinturas que te remetam a momentos ruins ou sentimentos de tristeza. Essa dica também vale para porta retratos.
  2. Tente harmonizar as cores da pintura e da moldura com a decoração do ambiente.
  3. Escolha o tamanho do quadro de acordo com o tamanho disponível na parede. Ou seja, se a área for grande, um quadro pequeno não terá muito destaque, nesse caso, o ideal é colocar quadros maiores. Porém, em espaços pequenos, o mais indicado para se ter equilíbrio visual é optar por quadros menores, um quadro muito grande em uma parede pequena poderá parecer desproporcional.
  4. Combine as molduras com o estilo da decoração: Para uma decoração moderna e contemporânea, invista em cores neutras nas molduras, materiais metálicos ou formas diferenciadas. Para um ambiente sofisticado, aposte em molduras que tragam estilo, personalidade e que sejam mais minimalistas, podendo até ousar com pinturas e molduras vintages. Para decorações rústicas, escolha molduras de bambu, palha ou madeira, pintadas ou em tons terrosos.
  5. A arte do quadro deve ser escolhida de acordo com o gosto da pessoa e com o estilo de decoração do ambiente. O importante é que seja uma arte que traga a sua cara para a decoração do ambiente.
  6. Se deseja fazer uma composição com vários quadros ou telas na mesma parede, o ideal é escolher todos da mesma proporção e moldura ou também podem ser de tamanhos diferentes, neste caso, a peça maior deve estar localizada no centro da parede e o restante de tamanhos intercalados ao redor.
  7. Caso tenha uma parede muito estreita, o ideal é formar colunas de quadros na vertical.
  8. Se sua intenção for ornamentar as paredes ao lado das escadas, alinhe os quadros no nível dos degraus.
  9. Não há local específico para utilizar quadros. Eles podem ser utilizados em todos os ambientes, desde salas comerciais e empresas, à salas de estar, quartos, banheiros, lavabos, cozinhas, escritórios, e até na garagem.



Algumas dicas para decoração com quadros por ambientes:

Alguns ambientes específicos, como cozinha, banheiros e área de lazer, podem usufruir de quadros personalizados e temáticos. Na cozinha, por exemplo, eles podem ter frases e imagens relacionadas à culinária.

Os halls de entrada podem ter quadros com frases convidativas ou que remetam à personalidade dos moradores, para dar uma impressão de aconchego logo na entrada.

Já as áreas de lazer, salas de TV, música ou entretenimento podem ter quadros que remetem à essas atividades preferidas dos moradores com pinturas pessoais e/ou esportivas, para dar uma sensação mais despojada e alegre.

Enfim, cada cômodo da casa carrega uma identidade própria e para que a decoração da casa em geral fique em harmonia com cada um deles, basta adicionar um pouco do seu bom gosto e criatividade.


QUADROS NOS CORREDORES

Como, normalmente, os corredores não contam com móveis, os quadros são uma ótima ideia para imprimir personalidade sem atrapalhar a circulação. Uma forma interessante de implementar quadros na decoração dos corredores é colocá-los em sequência do mesmo tamanho e é recomendável usar os menores, pois eles serão observados mais de perto.



QUADROS NA SALA

Dispor na parede da sala de estar vários quadros de tamanhos diversos em cima do sofá colocados aleatoriamente, pode ser uma ótima ideia de decoração para esse ambiente.

A cor da moldura também deve ser levada em conta pois, em determinadas situações, pode não combinar com o restante do ambiente.

Caso você opte por colocar apenas um quadro grande na sala, é interessante, por exemplo, fazer um contraste, podendo usar um quadro mais colorido em uma sala com cores mais neutras. Agora, se você prefere utilizar vários quadros, não tenha medo de ousar entre eles.



QUADROS NO QUARTO

Quartos infantis: Podemos escolher imagens que representem os personagens de televisão, quadrinhos ou desenhos que eles mais gostam. Os quadros também podem ser coloridos e criativos, como o resto do ambiente e estar de acordo com o gosto dos pequenos.



Quartos de jovens: Podemos escolher imagens que estejam relacionadas ao "universo juvenil", de acordo com o gosto de cada jovem, como por exemplo, imagens de jogos, música, animais de estimação, astrologia, ou qualquer outro tema da atualidade. Imagens para os jovens darem asas à imaginação quando estiverem em seus quartos.



Quartos de adulto: Será essencial escolher uma pintura que tenha haver com seu gosto pessoal, mas que também traga um certo estilo ao cômodo. Além de apostar em pinturas com elementos da natureza ou paisagens relaxantes, pode-se escolher, por exemplo, imagens abstratas e que, sem dúvida, darão um estilo diferente ao quarto. Sendo um quarto de casal, pode-se escolher imagens mais românticas ou que contenham frases de amor.





QUADROS NA COZINHA

Como mencionado anteriormente, as cozinhas podem ganhar quadros personalizados com temas culinários e divertidos para compor a decoração, assim como quadros de artesanato e alimentos. Geralmente são posicionados em paredes vazias, sem móveis e/ou decoração, mas caso a ideia seja deixar a cozinha com mais destaque, é interessante utilizá-los apoiados em prateleiras junto com artigos culinários postos sobre as prateleiras.


QUADROS NO BANHEIRO

Os banheiros também podem ser decorados com quadros. Para esse ambiente, podemos escolher pinturas variadas, mas, por exemplo, aquelas que têm imagens de natureza serão talvez as mais bem sucedidas, como por exemplo, praia, mar ou floresta. Se você é uma pessoa que gosta de ousar mais na criatividade, poderá também optar por quadros com frases engraçadas, o que deixará o ambiente bem divertido e descontraído.



Você gosta de frases inspiradoras, motivacionais, engraçadas ou outras em geral? Então, se liga nessas dicas:

Quadros com frases são uma tendência!!! Eles são perfeitos para hall de entrada, corredores, salas e até mesmo quartos, área gourmet e banheiros. Geralmente, são quase sempre repletos de mensagens inspiradoras, de amor ou divertidas. De tamanho pequeno a mediano podem figurar de modo versátil, em qualquer ambiente. Os com frases engraçadas tornam a recepção de suas visitas muito mais acolhedora.





Você quer decorar com quadros, mas não quer danificar as paredes?

Saiba que é possível decorar sem precisar furar ou deixar marcas na parede. Uma grande tendência é deixar os quadros apoiados ou encostados em cima de aparadores, bancadas e escrivaninhas encostados na parede. Outra opção também é colocá-los em cima de prateleiras, misturando-os com outros objetos decorativos ou até mesmo no piso, encostado à parede. Fica super moderno!

No caso de quem mora de aluguel, e não quer danificar a parede, a fita dupla face ou de silicone pode ajudar, dependendo do peso da moldura. Esses materiais são mais eficazes, com placas de MDF e quadros leves, sem moldura e sem vidro, pois havendo vidro pode se tornar perigoso prendê-los apenas com fita, sendo necessário uma sustentação mais resistente.


E então pessoal, o que acharam dessas dicas maravilhosas e preciosas que dei hoje por aqui?
Me contem nos comentários!😉

OBS.: Todas as imagens foram retiradas do site BemColar e convido vocês a conhecerem todos os quadros e telas incríveis que tem por lá!

Beijinhos da Jaque e até a próxima!😙

Um comentário:

Obrigada por comentar no Blog "Estilosa e Feminina".
Beijinhos e volte sempre!

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo